Principal
  O que é Genealogia?
  Por onde começar?
  Kit Básico
  Pesquisa Avançada
  Pesquisando pela Internet
  Paleografia
  Genealogia família Polito
  O que há de novo
  Links
  Downloads
  Cidadania Italiana
  Fale Conosco
 

POR ONDE COMEÇAR?

-Comece por VOCÊ mesmo. Na primeira folha do caderno de capa dura, escreva seu nome e sobrenome, no alto da folha. Capriche na letra, e use uma caneta esferográfica ou tinteiro (só use lápis para anotações provisórias). Afinal, você está escrevendo um Livro de Genealogia que poderá ser lido daqui há 50 anos, ou mais, por algum descendente seu ou alguém da sua família que não seja descendente direto seu. Você está escrevendo para durar muito tempo. Porisso, seja claro e verdadeiro nas anotações.

-O QUE REGISTRAR: Seu nome e sobrenome (lembre-se: mulher é melhor registrar o nome de solteira, porque a genealogia vai subindo pelo nome do pai, e não pelo nome do marido). Data e local de seu nascimento. Data e local de casamento (se for o caso).Nome do cônjuge. Nome dos seus pais. Nome dos seus filhos (se tiver). Escreva também outras informações que gostaria de deixar registrado para seus descendentes, por exemplo: profissão, escolaridade, títulos especiais, etc. Este Livro não é para você escrever histórias , mas para colocar seus dados biográficos. Para escrever as histórias mais marcantes de sua vida, arrume outro caderno, separado do Livro de Genealogia, e faça um Diário. Aí, sim, é um lugar ideal para se escrever tudo de realmente importante que lhe aconteceu, e acontece. Você casou? Escreva resumidamente seus sentimentos. Se formou? Escreva. Sofreu um acidente? Escreva. Teve um filho? Escreva sobre suas emoções. Um Diário (mesmo que você só escreva quando acontece algo mais importante- aí seria um Semanário- ou Mensário, e não Diário...) mesmo assim, tal livro de histórias vai ser uma bênção para você, e para seus descendentes. Não escreva coisas secretas, pois esse Diário é para ser lido pelos outros. Escreva coisas que edifiquem, coisas que possam ajudar alguém no futuro.

Voltando ao Livro de Genealogia. Terminou de escrever sobre você? Ótimo. Se quiser, cole uma foto sua no canto. Agora, para cada parente seu: seu pai, mãe, avô, tio, bisavô, filho (se tiver),primo, etc, FAÇA UMA FOLHA PARA CADA UM, assim como fez para você. Escreva as coisas que sabe, depois, com pesquisa posterior, você irá completando os dados que ficarão em branco por enquanto.

Voltar para Página Principal